Entenda como o Funil de marketing pode ajudar a estruturar e organizar melhor suas estratégias.
Tendências vêm e vão no marketing, mas uma coisa que nao podemos deixar de falar é que o tradicional funil de marketing jamais irá morrer.
O que é Funil de Marketing?
Considerado versátil, por sua aplicabilidade, o funil de marketing, é muito usado no por diversos negócios e ajuda a compreender melhor o seu cliente e criar um método efetivo que gera vendas.
As etapas do funil incluem, TOFU (Topo de Funil), MOFU (Meio de Funil) e BOFU (Fundo de Funil), cada etapa do funil representa uma jornada que seu cliente ira percorrer. A partir disso fica mais fácil desenvolver estratégias para atrair potenciais compradores, abaixo explicamos melhor cada etapa!

Fonte imagem: Casa do Desenvolvedor
Vamos a um exemplo, uma loja de equipamentos de fotografia deseja aplicar o funil para transformar visitantes em clientes fiéis.
- Awareness (Consciência): Tudo começa com a atração. A loja cria conteúdo educativo, como blogs e vídeos, para chamar a atenção de fotógrafos iniciantes e profissionais. O objetivo é informar sobre a importância de ter o equipamento certo para cada tipo de fotografia.
- Interest (Interesse): Após atrair a atenção, a loja nutre os leads com ofertas personalizadas e recomendações de produtos, além de enviar e-mails com promoções exclusivas. Aqui, a ideia é despertar o interesse do lead em comprar um equipamento específico.
- Decision (Decisão): Nesse estágio, a loja facilita a tomada de decisão com comparações entre produtos, depoimentos de clientes e ofertas limitadas. O objetivo é aumentar a confiança do lead e incentivá-lo a finalizar a compra.
- Action (Ação): O lead está pronto para comprar. A loja oferece descontos especiais e benefícios, como frete grátis, para facilitar a conversão e garantir que o cliente complete a compra.
Ao seguir essas etapas estratégicas, a loja guia seus leads de forma eficiente, convertendo interesse em ação e, finalmente, em uma venda. Deu para entender? O Funil é o caminho a percorrer, gerando interesse em venda real, agendamentos e por aí vai… Incrível não é mesmo?
Para criar um funil de vendas, é importante conhecer as necessidades do cliente e como a sua empresa pode ajudar. Algumas perguntas que podem ajudar a responder a essas questões são:
- Quais são os principais desafios do negócio do cliente?
- Quais são as necessidades do cliente?
- Quais são os problemas que o cliente enfrenta?
- Quanto o cliente gasta para resolver o problema?
- Quem é o responsável pela tomada de decisão?
- Quais são os influenciadores da decisão de compra?
- O cliente já usou uma solução semelhante à que a empresa está oferecendo?
- O cliente tem verba para comprar?
- O produto ou serviço é realmente necessário para resolver o problema do cliente?
Após compreender essas perguntas acima você pode começar a estruturar as etapas do seu funil.
Concluindo, um funil hoje em dia não é opção, é quase que obrigação, existem diversos funis o qual voce pode pesquisar e verificar qual o melhor a aplicar para o seu negócio.
Por, Juan Libertino & Christopher Garcez.
Estudantes da Positivo, Curitiba - PR.
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